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Será que é pirâmide?
por Leonard Clements

Programas "questionáveis" de MMN continuam a inundar o mercado num ritmo veloz. Mas, ao contrário de seus predecessores, eles estão escondendo sua verdadeira natureza melhor do que nunca. Muitas quase-pirâmides e jogos de dinheiro hoje em dia estão tirando vantagem da ignorância que a maioria das pessoas tem sobre o que constitui uma pirâmide ilegal. Entenda, por favor, que não uso o termo "ignorância" de forma depreciativa. O termo vem da palavra "ignorar" e muitos de nós estamos simplesmente ignorando dois fatos básicos e simples que compõem o conjunto de um esquema de pirâmide. Entenda também que não sou advogado, procurador público, nem fiscal dos correios. Mas conheço as perguntas que eles fazem - e que você também deveria fazer! Uma das perguntas mais comuns e menos acertadas que fomos ensinados a fazer é: "isso envolve algum produto?" É uma pergunta horrível. Hoje em dia, quase todas as pirâmides por aí incluem algum tipo de produto-símbolo, sabendo que você fará essa pergunta. Alguns extremistas chegarão ao ponto de dizer que o "serviço" que eles dão em troca da sua taxa é a administração da entrada e da saída de caixa. Alguns dirão que você está pagando para ter seu nome incluído numa lista de correio! Claro, a corrente típica leva você a acreditar que está pagando por algum tipo de relatório. Contudo, existem literalmente dezenas de esquemas que não são tão óbvios. Alguns oferecem o que parece ser uma abundância de produtos palpáveis e confiáveis.

( . . . ) * O texto omitido abaixo faz referência a escândalos ligados a empresas americanas que praticavam pirâmides financeiras.


Então, não pergunte apenas se existe um produto envolvido. Questione se o produto vale o preço total cobrado. Você não precisa ser um gênio em economia para saber a resposta. Apenas faça a si mesmo a seguinte pergunta:
Alguém compraria o produto ou serviço dessa empresa se não fosse para participar do programa (se tornar um membro)?
Milhares de pessoas todos os dias compram produtos de companhias como NuSkin, Watkins, Herbalife e Amway sem se tornarem distribuidores. Elas apenas querem os produtos. Isso também é verdade para a maioria das companhias de MMN por aí. Mas, pergunte a si mesmo: "Alguém se afiliaria ao (omitido) por 125 dólares por ano apenas pela publicação? Pouquíssimas pessoas.
Quantas pagariam mais de 350 dólares ao (omitido) só para ganhar 39 dólares de desconto em compras?
Quantas pagariam mais de trinta mil dólares por dois dias de seminário nas Bahamas? Provavelmente ninguém - a menos que se tratasse de um senhor seminário!
Outra consideração é se existe algum tipo de recompensa financeira apenas pelo ato de recrutar. Mas essa questão é mais complicada do que parece.
Por exemplo, se uma companhia baseada em produtos também oferecesse comissões da upline sobre material de vendas e taxas de treinamento, não seria possível ganhar comissões apenas recrutando novos distribuidores, treinando e os deixando prontos para vender produtos - muito antes que eles na realidade vendessem qualquer produto?
A pergunta chave aqui é:
O produto ou serviço tem valor para alguém que deseje apenas o produto ou o serviço?
É vendável?

Repetindo: alguém compraria se não fosse distribuidor?
Alguém iria ä sua reunião de treinamento de distribuidores ou compraria o folheto da sua companhia se não fosse para participar como distribuidor?
A companhia disse que você só precisa fazer uma única compra?
Vi vários programas que dizem que você paga apenas uma vez, depois pode sentar-se e esperar que a renda residual apareça.
Pense nisso. De onde virá o "novo" dinheiro?
É óbvio que uma companhia não pode pagar mais do que recebe, então o programa só pode continuar se as pessoas continuarem a recrutar.
Então, mesmo se essa taxa "única" for para um produto perfeitamente legítimo, palpável e de valor razoável, e se as comissões da upline forem decorrentes somente daquela venda isso ainda pode violar o princípio da recompensa financeira para o ato de recrutar.
Se você não está convencido, então pergunte a si mesmo: se todo o recrutamento parasse hoje, essa companhia ainda seria capaz de pagar comissões mensais nos próximos meses?
Se você só tem que pagar uma única taxa no começo, então a resposta seria um redondo NÃO. Todos os recursos existentes acabariam sendo usados, e nenhum fundo novo entraria. As comissões só poderiam ser pagas se as pessoas continuassem a recrutar. Ao passo que as companhias sólidas e legais de MMN poderiam continuar a pagar comissões derivadas da compra e venda contínua de seus produtos.
Então, se você não pode responder às duas perguntas acima com um sonoro SIM, você provavelmente deve dizer a seu candidato a patrocinador: NÃO!

Conheça os segredos do network marketing. Leonard W. Clements; tradução: Marília Braga. - Rio de Janeiro: Record, 1998. Pag. 129 a 132.
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